sexta-feira, 24 de outubro de 2008

RANKING DOS ALIMENTOS MAIS NUTRITIVOS

EUA - Cientistas da Universidade de Yale criaram um ranking dos alimentos com maior índice de qualidade nutricional. Essa escala varia de 1 a 100. Alimentos tais como o brócolis, espinafre, quiabo, repolho, morango, kiwi e laranja alcançaram a pontuação máxima, podendo ser considerados os alimentos mais nutritivos e saudáveis.
Alimentos com alto índice calórico, tais como guloseimas, picolés e refrigerantes, ocuparam as últimas colocações, com 1 ponto. Chocolate ao leite pontuou 3 nesta escala e o pão branco ficou com 9 pontos.
Pelo ranking nutricional, se um determinado alimento é rico em componentes considerados favoráveis à saúde, como potássio, cálcio, zinco, magnésio e ferro, sua pontuação sobe. Entretanto, se são ricos em açúcares, colesterol, sal, gorduras trans e saturadas sua pontuação declina.

O estudo mediu a qualidade nutricional de alimentos e bebidas, com base em critérios já estabelecidos por profissionais de nutrição, saúde pública e médicos.

Segundo David Katz, coordenador da pesquisa, o ranking servirá de referência para ajudar os consumidores na hora de comprar alimentos.